.
.
Carta de Serviços ao Usuário
Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública, expressas na Lei Federal nº 13.460, entrou em vigor no dia 17 de junho de 2019.
Foi elaborado para informar o usuário sobre os serviços prestados, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público, de acordo com a Estrutura Administrativa da Câmara Municipal de Confresa.
Acesse a Portaria da Carta de Serviço: Clique Aqui
Quadro de Serviços
SOLICITAÇÕES DIRETAS AOS VEREADORES |
Procedimentos |
Agendamento por meio dos assessores parlamentares.. |
Canal de apresentação dos serviços: |
Presencialmente na Câmara Municipal de Confresa-MT, situada na Rua Mato Grosso nº120, centro. |
Um atendimento de qualidade vai além de assistir o cidadão em suas demandas. Mais do que isso, é preciso estabelecer uma relação de empatia, servindo o cidadão com presteza. A empatia é a habilidade que se traduz na capacidade de identificar-se compreender o sentimento ou a reação de outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. Outras características importantes referem-se à:
Qualidade do serviço: a qualidade de um serviço deve ser avaliada antes mesmo de ele ser entregue ao cidadão. Itens como aparência, apresentação, clareza e aplicabilidade devem ser observados com rigor.
Qualidade do atendimento: A qualidade de atendimento de modo geral, é determinada por elementos percebidos pelo próprio cidadão:
Competência: pessoas capacitadas e recursos de trabalho adequados; Confiabilidade: cumprimento de prazos e horários estabelecidos previamente; Credibilidade: honestidade no serviço proposto; Segurança: sigilo das informações pessoais; Facilidade de acesso: tanto aos serviços quanto ao pessoal de contato; Comunicação: clareza nas instruções de utilização dos serviços.
Qualidade do tratamento dispensado ao cidadão: a qualidade do tratamento refere-se à atuação do atendente quando interage com o cidadão. Está relacionada a características como:
Descrição: Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal, proposição é toda matéria sujeita à deliberação do plenário. Os tipos de proposição considerados principais, segundo o artigo 89, paragrafo 1º, são: Projetos de Lei, Projeto de Resolução, Projeto de Decreto Legislativo, Indicações, Requerimentos, Moções, Emendas, Pareceres e Recursos.
Quem pode propor um projeto de Lei: De acordo com o art. 48 da Lei Orgânica Municipal, a iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer Vereador ou Comissão da Câmara Municipal, ao Prefeito e aos cidadãos, na forme e nos casos previstos na Lei Orgânica. Assim, A Lei Orgânica prevê a iniciativa popular de leis, permitindo aos cidadãos apresentar à Câmara de Vereadores projeto de lei, desde que cumpriam as exigências estabelecidas no art. 50.
Requisitos: A Lei Orgânica Municipal, em seu art. 50, prevê a apresentação de projetos de iniciativa popular à Câmara Municipal desde que disponham sobre temas específicos do Município, bairros e distritos, e contenham assinatura de, no mínimo, 2,50% (dois e meio por cento) dos eleitores do município; bem como nomes completos e título de eleitor.
Canais de Apresentação: Presencialmente na Câmara Municipal de Confresa-MT que se encontra no endereço: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT com horário de funcionamento das 07:00hs as 13:00hs de Segunda-Feira a Sexta-Feira.
Terão prioridade no atendimento presencial as pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue.
Setor Responsável: Setor de Assistência Parlamentar (SEAP).
Descrição do Serviço: Agendamento de atendimentos com vereadores para discutir temas de interesse.
Canais de atendimento:
Site: https://confresa.mt.leg.br/a-camara/atuais-vereadores clicar no vereador que deseja contado, será encaminhado para a página onde conterá telefone e e-mail do vereador.
Presencialmente: protocolando requisição na Secretária da Câmara Municipal que se encontra no endereço: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT com horário de funcionamento das 07:00hs as 13:00hs de Segunda-Feira a Sexta-Feira.
O atendimento Presencial será realizado por ordem de chegada, ressalvadas a preferência as: pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida.
Procedimentos: Agendamento por meio dos assessores parlamentares.
Setor Responsável: Ouvidoria.
Descrição do Serviço: Ferramenta de gestão que permite aos cidadãos realizarem denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões.
Canais de Comunicação:
Link: https://www.gws-sistemas.com.br/ouvidoria.cm.confresa/index.php
Telefone: (66) 3564-1564
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Presencialmente: protocolando requisição na Ouvidoria da Câmara Municipal que se encontra no endereço: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT com horário de funcionamento das 07:00hs as 13:00hs de Segunda-Feira a Sexta-Feira, sala da Controladoria.
O atendimento Presencial será realizado por ordem de chegada, ressalvadas a preferência as: pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida.
Principais etapas dos serviços: após a solicitação nos canais de contato será confirmado ao requisitante que a referida solicitação foi recebida pelo meio de contato utilizado pelo requerente, após, será esta processada pelo setor da Ouvidoria e encaminhada ao setor responsável pelo atendimento conforme o conteúdo da requisição, o tramite será informado ao requerente conforme o andamento do processo, ou quando o requerente solicitar pelos meios de contato a Câmara Municipal de Confresa.
Requisitos: solicitação por meio de requisição de forma clara e objetiva apresentado na ouvidoria da Câmara Municipal presencialmente, contendo: CPF ou RG, e-mail e telefone, ou pelo site, com acesso através do portal Fala BR.
Prazos: Até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, conforme a demanda.
Informações sobre andamento dos serviços: Informações sobre o trâmite de cada solicitação será informada nos meios de contato deixados pelos solicitantes.
Setor Responsável: Secretaria da Câmara pelo registro no livro próprio, Secretario da Mesa Diretora pela inscrição na Tribuna Livre e Mesa Diretora no cumprimento do direito.
Descrição do Serviço: Espaço para pronunciamento dos cidadãos com tempo total de 15 minutos, divididos entre os inscritos.
Requisitos: I – Comprovar ser eleitor no município, e prova que reside nos mesmo por mais de 01 (um) ano; II – Sendo estrangeiro, residir no município a mais de 02 anos; III – Proceder sua inscrição no livro próprio da Secretara da Câmara; IV – Indicar, expressamente no ato da sua inscrição, o assunto a ser exposto não podendo divergir do mesmo, sob pena de cassação da palavra.
Procedimento: O registro de solicitação de palavra livre bem como averiguação dos requisitos é realizado no ato da inscrição a qual é realizada em livro próprio para esta finalidade na Secretaria da Câmara, cumprido os requisitos e registro no livro a inscrição será encaminhada ao Vereador Secretário da Mesa Diretora que possui competência para inscrever os oradores na “Tribuna Livre”.
Canais de Comunicação: requisição a ser registrada na Secretaria da Câmara Municipal que fica em sua sede situado na Rua Mato Grosso, nº 120 – Centro – Confresa – MT, de segunda a sexta das 07:00hs as 13:00hs.
Setor Responsável: Mesa Diretora e vereadores.
Descrição do Serviço: Participação em sessões ordinárias e extraordinárias.
Presencialmente: no Plenário da Câmara Municipal de Confresa situado na Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT com horário de início as 09:00 hs.
Datas e Horários: o calendário das Sessões Ordinárias e as datas e horários das Sessões Extraordinárias podem ser obtidos:
Site: https://confresa.mt.leg.br/calendario-das-sessoes
Telefone: (66) 3564-1564
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Presencialmente: no Plenário Câmara Municipal que se encontra no endereço: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT com horário de funcionamento das 07:00hs as 13:00hs de Segunda-Feira a Sexta-Feira, sala da Controladoria.
Internet: pelo Facebook: https://www.facebook.com/cmconfresa/
Horário: Sessões ordinárias às 9h, conforme calendário no link acima; sessões extraordinárias conforme convocação.
Setor Responsável: Ouvidoria e demais setores conforme a solicitação.
Descrição do Serviço:
Reclamação: Manifeste sua insatisfação com o serviço público;
Solicitação: Solicite a adoção de providências por parte da Ouvidoria;
Denúncia: Comunique uma irregularidade, um ato ilícito ou uma violação de direitos na administração pública;
Elogio: Expresse se você está satisfeito com um atendimento público;
Sugestão: Envie uma ideia ou proposta de melhoria para os serviços públicos;
Simplifique: Sugira alguma ideia para desburocratizar o serviço público.
Como realizar:
Site: https://www.gws-sistemas.com.br/ouvidoria.cm.confresa/index.php
Telefone: (66) 3564-1564
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Presencialmente: protocolando requisição na Ouvidoria da Câmara Municipal que se encontra no endereço: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT com horário de funcionamento das 07:00hs as 13:00hs de Segunda-Feira a Sexta-Feira, sala da Controladoria.
O atendimento Presencial será realizado por ordem de chegada, ressalvada a preferência as: pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida.
Requisitos: Solicitação por requisição, contendo Nome, CPF ou RG, e-mail e/ou telefone, ou pelo site no link disponibilizado acima, podendo o usuário solicitar sigilo de seus dados.
Prazos: Até 30 dias, prorrogáveis por mais 30 conforme a demanda.
Informações sobre andamento dos serviços: Informações sobre o trâmite de cada solicitação será informada nos meios de contato deixados pelos solicitantes.
Setor Responsável: Ouvidoria, demais setores e Secretaria Legislativa.
Descrição do Serviço: Acompanhar o andamento de proposições normativas, tais como: Leis, Resoluções Legislativas, Moções, dentre outras.
Como acessar:
Site: https://confresa.mt.leg.br/sic-legislacao/sic-projetos-em-tramitacao
Telefone: (66) 3564-1564
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Presencialmente: protocolando requisição na Ouvidoria da Câmara Municipal que se encontra no endereço: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT com horário de funcionamento das 07:00hs as 13:00hs de Segunda-Feira a Sexta-Feira, salada da Controladoria.
O atendimento Presencial será realizado por ordem de chegada, ressalvadas a preferência as: pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida.
Requisitos do atendimento presencial: preenchimento de formulário contendo nome, CPF ou RG, telefone e/ou e-mail para contato e descrição objetiva do que está sendo demandado.
Prazos: Até 30 dias para atendimento, prorrogável por mais 30 conforme a demanda.
Informações sobre andamento dos serviços: Informações sobre o trâmite de cada solicitação será informada nos meios de contato deixados pelos solicitantes.
Setor Responsável: Ouvidoria e demais setores conforme a solicitação.
Descrição do Serviço: Disponibilização de legislações municipais no site da Câmara Municipal.
Como acessar: Através do link https://confresa.mt.leg.br/sic-legislacao.
Requisitos: Acesso direto pelo link acima. Caso algum instrumento normativo não seja localizado, deve-se proceder à solicitação através:
Telefone: (66) 3564-1564
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Presencialmente: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT
Horário de expediente: das 07:00hs as 13:00hs de Segunda-Feira a Sexta-Feira.
Site: https://www.gws-sistemas.com.br/ouvidoria.cm.confresa/index.php
Prazo de Atendimento: 30 dias, prorrogável por mais 30 a depender da demanda solicitada.
Informações sobre andamento dos serviços: Informações sobre o trâmite de cada solicitação será informada nos meios de contato deixados pelos solicitantes.
Setor Responsável: Ouvidoria e demais setores conforme a solicitação.
Descrição do Serviço: Disponibilização das legislações municipais, incluindo decretos, resoluções, estatutos, atas e códigos municipais. Cópias podem ser solicitadas presencialmente.
Requisitos: Solicitação por meio de requisição, contendo CPF ou RG, e-mail e telefone.
Prazos: Até 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, conforme a demanda.
Atendimento Presencial: por ordem de chegada, sendo atribuído a preferência a: pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida.
Canais de Comunicação: Telefone: (66) 3564-1564, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Presencialmente: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT, Expediente: das 07:00hs as 13:00hs de Segunda-Feira a Sexta-Feira, salda da Controladoria.
Informações sobre andamento dos serviços: Informações sobre o trâmite de cada solicitação será informada nos meios de contato deixados pelos solicitantes.
Ouvidor: Ednalva Neres Guedes, Suplente: Jocilaine Santos Fortes de Sousa
Responsável pelo Transparência: Ednalva Neres Guedes
Presencialmente
Horário de atendimento: Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 7h às 13h.
Endereço: Rua Mato Grosso, nº 120, Centro, Confresa-MT, Sala da Controladoria.
Telefone: (66) 3564-1564
Internet
E-mail da Ouvidoria: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site Oficial: www.confresa.mt.leg.br
Instagram (noticias): https://www.instagram.com/cmconfresa/
Facebook (noticias): https://www.facebook.com/cmconfresa/
Participe Ativamente do Futuro de Confresa!
A transparência é um dos pilares fundamentais da democracia, e a Câmara Municipal de Confresa está comprometida em garantir que todos os cidadãos tenham acesso fácil e direto às informações que moldam o nosso município. Através do nosso portal oficial, disponível em https://confresa.mt.leg.br/, você pode acompanhar de perto as ações, projetos e decisões que impactam a sua vida e o futuro de nossa cidade.
No site da Câmara, praticamos a Transparência Ativa, o que significa que informações essenciais sobre a administração pública, como a estrutura organizacional, os programas em andamento, e a execução orçamentária, estão à sua disposição, sem que você precise solicitar. Essa iniciativa facilita o seu acesso a dados que são de interesse coletivo e fortalece a sua capacidade de participar do controle social e da construção de um governo mais eficiente e responsável.
Além disso, a Lei de Acesso à Informação (LAI) assegura que você, cidadão, tenha o direito de acessar outras informações de interesse público que não estão disponíveis no portal, garantindo ainda mais clareza e transparência nas ações da Câmara. Seja acompanhando as licitações, contratos ou as pautas das sessões legislativas, o site oficial é a sua principal ferramenta para estar bem informado e ativo nas decisões que afetam Confresa.
Visite https://confresa.mt.leg.br/ e descubra como você pode fazer a diferença! Juntos, podemos construir um município mais transparente, participativo e comprometido com o bem-estar de todos. A sua participação é essencial para que possamos continuar avançando com integridade e responsabilidade!
Fiscalizar a atuação do Poder Executivo Municipal em defesa do patrimônio público
A Câmara Municipal tem o dever de fiscalizar as ações do Poder Executivo, ou seja, do Prefeito e de sua equipe, para garantir que o patrimônio público, que inclui bens, recursos e investimentos do município, seja gerido de forma eficiente, legal e transparente. Esta função de fiscalização é essencial para evitar abusos, desvios de recursos e para assegurar que os interesses da população sejam devidamente protegidos.
Eleger sua Mesa Diretora
A Mesa Diretora é o órgão responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal. Ela é composta por cargos como Presidente, Vice-Presidente e Secretários. A eleição da Mesa Diretora é feita pelos próprios vereadores, e é uma função importante porque define quem irá conduzir os trabalhos da Câmara, coordenar as sessões e representar a instituição perante outras autoridades e a sociedade.
Legislar sobre assuntos de interesse local nos limites constitucionais
Legislar significa criar, alterar ou revogar leis. No caso da Câmara Municipal, essa função se refere a elaborar leis que atendam às necessidades e interesses específicos da comunidade local, sempre respeitando os limites impostos pela Constituição Federal e pelas leis estaduais. Isso inclui temas como o uso do solo, o meio ambiente, o transporte público, e outros assuntos que afetam diretamente o dia a dia dos cidadãos do município.
Fixar a remuneração do Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e Secretários Municipais, observando as legislações vigentes
Uma das funções importantes da Câmara Municipal é determinar o salário que será pago ao Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e Secretários Municipais. Essa fixação deve respeitar as normas legais, incluindo a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, além de observar os limites orçamentários e os princípios da moralidade e transparência na gestão pública.
Julgar as contas anuais do Poder Executivo
A Câmara Municipal tem a responsabilidade de analisar e julgar as contas anuais apresentadas pelo Prefeito. Esse julgamento verifica se os recursos públicos foram aplicados de forma correta e eficiente, de acordo com as leis e os planos aprovados. Para isso, a Câmara conta com o apoio do Tribunal de Contas, que emite um parecer técnico sobre as contas.
Dar posse ao Prefeito e ao Vice-Prefeito
Após as eleições, cabe à Câmara Municipal realizar a cerimônia de posse do Prefeito e do Vice-Prefeito eleitos. Esse ato formaliza o início do mandato dos eleitos, que devem jurar cumprir a Constituição, as leis do país, do estado e do município, e trabalhar pelo bem da comunidade.
Convocar autoridades municipais para prestar informações sobre matérias de sua competência
A Câmara Municipal pode convocar autoridades, como secretários municipais ou outros representantes do Poder Executivo, para prestar esclarecimentos sobre temas específicos relacionados à administração pública. Essa convocação é uma ferramenta de controle e fiscalização, permitindo que os vereadores obtenham informações diretas e detalhadas sobre a execução de políticas públicas, programas e projetos municipais.
Representar o povo Confresense, elaborar leis e fiscalizar os atos da Administração Pública, com o propósito de promover a democracia e o desenvolvimento com justiça social.
Consolidar-se como centro de debates dos grandes temas, moderno, transparente e com ampla participação dos cidadãos.
Ética, Busca pela excelência, Independência do Poder Legislativo, Legalidade, Pluralismo e Responsabilidade Social.