Histórico escolar, tranferência

Publicado em: Terça, 18 Março 2025 09:20 | Visualizado: 5

 

Histórico escolar, tranferência

 

Descrição do serviço

  • Emissão de históricos e transferências escolares, arquivamento de documentação, atendimento ao público

Previsão e Prazo para Entrega

  • Prazo de 30 dias com documentação regularizada.

Formas de Prestação do Serviço

  • Ligações
  • mensagem via WhatsApp.
  • Presencial

Local

  • Secretaria municipal de educação
  • Por mensagens de WhatsApp

Gestão do Transporte Escolar

Publicado em: Segunda, 17 Março 2025 12:39 | Visualizado: 2
 

Gestão do Transporte Escolar

Descrição do serviço

  • Gestão de listas do transporte escolar.
  • Gestão de sistemas do transporte.
  • Planejar e Gerenciar Rotas: O setor de transporte escolar trata os dados pessoais dos alunos para planejar e gerenciar as rotas de transporte.

Requisitos, documentos para requistar o seviço

  • O transporte escolar é fornecido aos alunos que residem distante da instituição escolar;
  • A solicitação de transporte escolar deve ser realizada diretamente na instituição educacional que o aluno estiver matriculado nas unidades rurais do município. Os alunos da zona urbana que estão a mais de 2 km da escola matriculada devem fazer requerimento nas escolas que residem na sede.

Dados Pessoais Tratados:

  • 1. Nome e Sobrenome: O setor de transporte escolar coleta e trata os nomes e sobrenomes dos alunos para identificá-los e garantir que sejam transportados corretamente.
  • 2. Endereço: O setor de transporte escolar coleta e trata os endereços dos alunos para planejar as rotas de transporte e garantir que os alunos sejam transportados para o local correto.
  • 3. Data de Nascimento: O setor de transporte escolar coleta e trata as datas de nascimento dos alunos para garantir que sejam transportados de acordo com as leis e regulamentações aplicáveis.
  • 4. Informações de Contato: O setor de transporte escolar coleta e trata as informações de contato dos pais ou responsáveis dos alunos para comunicar-se com eles em caso de emergência.

Previsão e Prazo para Entrega

  • Diariamente, durante todo o ano letivo, conforme o calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação.
  • Os sistemas também são atualizados e verificados de forma diaria.

Principais Etapas do Serviço

  • O serviço é gratuito e garantido pela matricula. Compreende o deslocamento de casa até a escola.

Formas de Prestação do Serviço

  • De Segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da Secretaria de educação.
  • Transporte de Alunos: O setor de transporte escolar é responsável por gerenciar e transportar alunos da escola para casa e vice-versa.
  • 1. Transporte em veículos próprios da escola.
  • 2. Transporte em veículos terceirizados.

Gestão de Rotas:

  • O setor de transporte escolar planeja e gerencia as rotas de transporte para garantir que os alunos sejam transportados de forma segura e eficiente.

Local e/ou Forma de Manifestação

  • Caso queira se manifestar quanto ao serviço solicitado, poderá fazê-lo presencialmente na Secretaria Municipal de Educação.
Última modificação em Segunda, 17 Março 2025 12:52

Geral

Publicado em: Segunda, 17 Março 2025 12:24 | Visualizado: 3

 

 Geral

 

Descrição do serviço

  • Monitormaneto do Sistema SIMEC;
  • Adesões aos programas do FNDE via SIMEC;
  • Acesso ao Sistema LEO;
  • Controle Ponto;
  • Adm. do Console.

Requisitos, documentos para requistar o serviço

  •  Informações pessoais para cadastros no sistemas.
 

Previsão e Prazo para Entrega

  • Diariamente, durante todo o ano, conforme o calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação. 
  • Conforme editais, oficios.

Principais Etapas do Serviço

  • Acompanhamento dos sistemas menionados incialmente.

Formas de Prestação do Serviço

  • Presencial, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.

Local e/ou Forma de Manifestação

  • Caso queira se manifestar quanto ao serviço solicitado, poderá fazê-lo presencialmente na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Pedro Duarte, 172, Centro.

 

Última modificação em Segunda, 17 Março 2025 12:55

Assessoria técnica de informática escolar

Publicado em: Segunda, 17 Março 2025 12:20 | Visualizado: 3
 

Assessoria técnica de informática escolar

 

Descrição do serviço

  •  Manutenção dos equipamentos de informática.
  • Manutenção em impressoras.
  • Instalação de software em equipamentos.
  • Cadastro de colaboradores em sistemas de controle de ponto.
  • Treinamento de profissionais com aparelhos de informática.
  • Auxilio escolar em projetores, sistemas de som e cameras de segurança.
  • Instalação de cabeamento estruturado de rede em escolas.
  • Levantamento de suprimento escolar para licitação.
  • Suporte em T.I a palestrantes.
  • Suporte em T.I  para outras secretarias.

Requisitos, documentos para requistar o seviço

  • A prestação de serviço em todas as escola se realiza a partir de um encaminhamento de ofício assinado pela responsável da unidade escolar, apontando o problema e solicitando a realização do serviço, mediante ao deferimento da secretária de educação, agendando um momento oportuno para a resolução do problema.
  • O ofício para precisa conter o nome da escola, o numero do documento e o ano. Tais dados precisam ser colocados no doc para identificação posterior de realisação de serviço.
  • Em relação ao cadastro de colaboradores, as instituições nos informa sobre os novos colaboradores, então efetuamos o cadastro, não sendo necessario documentos para requerer o cadastro dos mesmo nas escola, apenas uma lista com o nome dos novos servidores.
  • O suporte em T.I a palestrantes ou outras secretarias tambem se dão atraves de oficios requeridos e então deferidos pela secretaria.
  • Tanto auxilio quanto trainamentos são feitos atraves de pedidos formais.

Setor de Alimentação Escolar

Publicado em: Segunda, 17 Março 2025 12:08 | Visualizado: 4

Setor de alimentação escolar

Descrição do serviço:

  • Gerenciamento e execução do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) das Escolas Municipais.

Requisitos, documentos para requisitar o serviço:

  • Requisito: Estar matriculado e frequentando a escolas da rede municipal de  ensino;  Alunos  com  necessidades  nutricionais  específicas  que apresentem laudo médico na escola.

Previsão e Prazo para Entrega:

  • Diariamente, durante todo o ano letivo, conforme o Calendário Letivo da Secretaria Municipal de Educação.

Principais Etapas do Setor:

  • Elaboração de cardápios pela Nutricionista Responsável Técnica que atendam as especificações do PNAE, lista de compra de gêneros alimentícios enviados para os fornecedores da Alimentação Escolar; Processo administrativo para pagamento de fornecedores; Termos de referências para processos licitatórios de gêneros alimentícios, carnes, hortifrúti, panificação, utensílios (materiais de copa e cozinha), eletrodomésticos, entre outros serviços de manutenção; Processo de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar por meio de Chamada Pública; Preparo das refeições nas cozinhas das escolas pela equipe do Apoio Nutrição conforme cardápio e oferta aos alunos no refeitório de cada escola; Oferta de alimentação diferenciada para alunos com Necessidades Alimentares Especiais – NAE; Execução de atividades de Educação alimentar e nutricional nas escolas com os alunos, entre outras atividades, conforme descrito no Plano Anual de Trabalho da Nutricionista Responsável Técnica e Auxiliar Administrativo do setor;
  • Os cardápios estão disponíveis no site da prefeitura no link https://www.novaubirata.mt.gov.br/sic-documentos-das-secretarias/sic- sec-educacao/3078-cardapios-das-escolas

Formas de Prestação do Serviço:

  • Os tipos de refeições e alimentos ofertados aos alunos da Escolas Municipais são definidos pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, que elabora o cardápio seguindo normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE (Resolução nº 06/2020/FNDE); Cardápio enviado quinzenalmente para as escolas para execução; Alunos com Necessidades Alimentares Especiais recebem alimentação diferenciada mediante apresentação de laudo médico pelos pais ou responsáveis na Secretaria da Escola em que o mesmo está matriculado e posteriormente o laudo é encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação para devidas providências.

Local e/ou Forma de Manifestação:

  • Presencial ou por ligação telefônica, ou via WhatsApp na Secretaria Municipal de Educação ou diretamente na secretaria de cada escola.

Contatos:

  • Secretaria Municipal de Educação (66) 3579-1500
  • E-mail: educacao@novaubirata.mt.gov.br ou nutricaosemec@outlook.com Responsáveis pelo setor: Amanda C. Lima de Oliveira e Temístocles Mattos

Prioridades de atendimento:

  • Assuntos que requerem urgência no atendimento tem prioridade, o responsável pelo aluno deve entrar em contato com a Secretaria da Escola, coordenação ou na Secretaria Municipal de Educação.

Previsão de tempo de espera para atendimento:

  • Prazo para resposta do atendimento irá depender de cada solicitação.

Mecanismos de comunicação com os usuários:

  • Ligação telefônica; Mensagens de WhatsApp; Direto na Unidade Escolar ou pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação.

Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários:

  • Via telefone ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação de segunda-feira a sexta-feira das 7:00 às 13:00 horas.

Mecanismos de consulta dos usuários:       

  •  Via telefone ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação.
Última modificação em Segunda, 17 Março 2025 12:15

Programa LEEI

Publicado em: Segunda, 17 Março 2025 11:57 | Visualizado: 2

Programa LEEI

Leitura e escrita na educação infantil

Descrição do serviço

  • A Secretaria Municipal de Educação oferece formação continuada através do programa LEEI, programa de desenvolvimento profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil, que tem como objetivo orientar professoras e demais profissionais para que possam garantir o direito das crianças de 0 a 6 anos de idade à linguagem escrita.

Requisitos, documentos

  • Informações pessoais dos professores como e-mail, telefone, CPF, para certificação

Principais Etapas do Serviço

  • Alunos do maternal I ao Pré II (idade entre 1 e 6 anos) matriculados na unidade escolar;
  • Professor regente da turma participa das formações ministradas pela formadora municipal e desenvolve as atividades em sala de aula com as crianças.

Formas de Prestação do Serviço

  • Encontros para formação no contraturno de trabalho do profissional;

Local e/ou Forma de Formação

  • Na unidade escolar, através de encontro com o grupo de professoras;
  • Na unidade escolar, através do desenvolvimento dos professores com as crianças;
  • Por mensagens de WhatsApp;
  • Através de encontro online via Meet e similares.

Etapa de Atendimento Educacional – Educação Infantil

Descrição do serviço

  • Aulas presenciais;
  • Apostilamento;
  • Acompanhamento via WhatsApp.

Requisitos, documentos para requisitar o serviço

  • Documentos pessoais, como certidão de nascimento, cartão de vacina, cartão SUS, CPF.
  • Comprovante de endereço;
  • Documento de transferência, quando for o caso.

Previsão e Prazo para Entrega

  • Durante o ano letivo, ou seja, 200 dias conforme o calendário escolar

Principais Etapas do Serviço

  • Crianças de 0 a 3 anos;
  • Crianças de 4 5 anos.

Formas de Prestação do Serviço

  • Aulas presenciais;
  • Acompanhamento via WhatsApp.

Local e/ou Forma de Manifestação

  • Na unidade escolar, através de conversa com a professora regente;
  • Na unidade escolar, através de conversa com os gestores;
  • Por mensagens de WhatsApp;
  • Através de ligação telefônica para a unidade escolar.
Última modificação em Segunda, 17 Março 2025 12:07

Programa Alfabetiza MT

Publicado em: Segunda, 17 Março 2025 11:20 | Visualizado: 13

Programa Alfabetiza MT

  Descrição do serviço

A governança e gestão do Programa se estabelece por meio de uma estrutura organizada em três níveis: Estadual, Diretorias Regionais de Ensino e Municipal. As Diretorias Regionais de Ensino da SEDUC são as grandes responsáveis pelo fortalecimento da gestão municipal e escolar na implementação das ações do Programa. O monitoramento e acompanhamento das ações de implementação do Programa e dos resultados de aprendizagem dos estudantes é uma estratégica do Alfabetiza. São as formas de apropriação e disseminação dos dados e evidências extraídos das avaliações de aprendizagem formativas e somativas e dos instrumentos de monitoramento do Programa nas diversas instâncias administrativas - estadual, Diretorias Regionais de Ensino, municipal e escolar - que vão alimentar o constante movimento de construção da melhoria da aprendizagem com vistas a alfabetização efetiva das crianças. Dessa forma, a sistemática de monitoramento e acompanhamento das ações do Programa no estado e dos resultados de aprendizagem dos estudantes inclui ferramentas e instrumentos de monitoramento e estratégias de disseminação e apropriação dos dados e evidências produzidos com todas as instâncias do sistema educativo. Sendo assim, a SEDUC, por meio do Programa ALFABETIZA, implementará ações amplas com avalições contínuas como:

  • Avaliação diagnóstica de fluência leitora;
  • Avaliação externa do 2º e 5º anos do ensino fundamental;
  • Protocolos de avaliação diagnóstica;
  • Avaliação Somativa;
  • Acompanhamento e monitoramento do programa em todas as instâncias.

Uma das estratégias do Alfabetiza MT é o material didático complementar (MDC) para o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental: um novo conteúdo, na forma de livros e cartelas didáticos integrados à formação de professores. É um dos maiores marcos de presença do programa diretamente nas escolas e salas de aula, contribuindo para o cotidiano de professores e alunos.

O MDC é distribuído pelo governo estadual a todos os estudantes da rede pública na referida faixa letiva. Seu foco principal é o desenvolvimento de habilidades básicas relacionadas ao processo de alfabetização das crianças. A formação continuada e em serviço de todos os professores alfabetizadores e da educação infantil (pré-escola) é uma das relevantes ações do Programa Alfabetiza. Todos os docentes de alfabetização do Ensino Fundamental  (1º e 2º anos )e da Educação Infantil (pré-escola), em cada município, serão envolvidos no processo formativo docente que visa apoiar o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Os gestores escolares, secretários municipais de educação, os diretores de regionais e as equipes de coordenação do Programa nas diversas instâncias administrativas também participarão formação continuada com foco na gestão pedagógica.A estrutura de organização e realização das formações será por meio do cascateamento. O Prêmio Educa MT tem por objetivo incentivar a aprendizagem na idade certa, destinando prêmios por meio de recursos financeiros às escolas com melhores resultados de alfabetização, e apoio financeiro para aquelas com baixos índices de desempenho nas avaliações. A cada ano, após a divulgação do resultado final das avaliações da aprendizagem, serão publicadas as relações das escolas contempladas com as premiações e apoios financeiros, a partir do Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização – IDEMT-ALFA. Além do prêmio, o programa oferece pagamento de bolsas aos formadores regionais e municipais da Alfabetização.

Requisitos, documentos para requistar o seviço:

  • Alunos do 1º e 2º anos (idade entre 6 a 8 anos) matriculados na unidade escolar.
  • Professores regentes das turmas e Gestores Escolares.

Previsão e Prazo para Entrega

  • Durante o ano letivo.

Principais Etapas do Serviço

  • De segunda a sexta-feira.

Formas de Prestação do Serviço

  • Formações presenciais/on-line. Reuniões e monitoramentos.

Local e/ou Forma de Manifestação

  • Na unidade escolar, através de monitoramentos, Formações.
  • Na unidade escolar, através de reuniões/Formações com os gestores;
  • Por mensagens de WhatsApp;
  • Através de ligação telefônica para a unidade escolar;
  • Através das Plataformas do Programa, Caed e Avaliação e Monitoramento do Mato Grosso.

Telefones:

  • Secretaria Municipal de Educação (66) 3579-1500
  • Escola Municipal Tancredo Neves (66)
  • Escola Municipal Entre Rios (66)
  • Escola Municipal Getúlio Vargas (66)
  • Escola Municipal 13 De Maio (66)
  • Escola Municipal Pedro Álvares Cabral (66)
  • Escola Municipal Lorindo Pedro Basso (66)

Prioridades de atendimentos:

  • Alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I e Gestores Escolares.

Previsão de tempo de espera para atendimento:

  • Durante o ano letivo.

Mecanismos de comunicação com os usuários:

  • Ligação telefônica; Mensagens de WhatsApp; Google meet; Direto na Unidade Escolar.
Última modificação em Segunda, 17 Março 2025 12:15